Conheça as vantagens de ter uma loja online!

A Internet veio revolucionar a forma de comprar, permitindo comercializar e rentabilizar os seus produtos sem grande investimento ou custos de manutenção. Assistimos uma mudança do comportamento do consumidor preferindo a facilidade de uma compra online.

Loja aberta 24h

Uma loja online não tem horário de funcionamento, está sempre acessível para quem o visita. Os produtos estão sempre disponíveis e as compras podem ser efectuadas a qualquer momento.

Maior potencial de crescimento sem limites geográficos

Não estando limitada a um espaço geográfico e reduzido, uma loja online permite alcançar clientes em todo o mundo fazendo o seu negócio crescer rapidamente. Se já efectuou uma compra na internet, sabe que é fácil adquirir um produto fora do seu país.

Inventário e Gestão de Stock

Todo o conteúdo da sua loja está sempre exposto, não correndo o risco de ter produtos em stock que não estejam visíveis para o cliente.
O stock poderá ser abastecido à medida que forem aparecendo pedidos dos clientes. Uma vez que as compras online tem um prazo mais largo para a conclusão do negócio, alguns produtos não terão de estar forçosamente disponíveis no ato da compra, poupando espaço de armazém e custos com produtos que não tem a certeza de conseguir vender. Menos desperdício, menos custos, mais lucro.

Custos de manutenção e logística

Ao contrário das lojas físicas, as lojas online possuem baixos custos de manutenção. A gestão é fácil, pode ser feita rapidamente e os custos de registo de domínio e de alojamento web seguramente não ultrapassam uma mensalidade de renda de uma loja normal.
Além disso, outra vantagem é o facto de poder trabalhar a partir de casa, sem ter de despender qualquer quantia com o aluguer de armazéns para guardar o stock. Quanto à estrutura de distribuição, os produtos poderão ser enviados normalmente via correio.
Numa loja física, precisa de um espaço físico, logo terá mais gastos. Sendo necessário investir bastante dinheiro até chegar ao processo de venda. Com uma loja online, consegue montar um negócio rapidamente a um custo bastante inferior. Não precisa de se preocupar com rendas ou despesas com água ou luz.

Serviço Rápido e Cómodo

Comprar na internet é prático para os clientes, uma vez que o podem fazer no conforto do seu lar e receber os produtos encomendados sem sair de casa. Aliar este serviço a uma loja física também é uma clara vantagem, na medida que associa a confiança já adquirida.

Promoções

Permite criar promoções rapidamente e divulgá-las pela internet em questão de poucas horas. Não precisa criar nenhum material impresso para dar conhecimento aos consumidores.

Fidelização

Apesar de se poder pensar que neste modelo de negócio se perde o contacto com o cliente, nada poderia estar mais longe da verdade. Além dos formulários de contacto ou de compra, poderá manter um diálogo com o cliente via e-mail ou telefone, de forma a poder servi-lo melhor. Esta informação estará disponível nos formulários, mas também poderá ter ainda mais informações através do BackOffice do site. Com a criação de uma mailing list, poderá também mantê-los informados acerca de novos produtos, promoções e toda a informação que achar conveniente para manter e cativar novos clientes.

Acompanhamento do desempenho e do consumidor

Toda a venda pela internet pode ser monitorizada e analisada por meio de ferramentas de análise de dados, dando um panorama geral do seu desempenho.
Além dos dados do seu negócio, ainda é possível conhecer melhor quem é seu consumidor e do que ele precisa. Por meio do comportamento dos visitantes do seu site, saberá quais são os produtos mais procurados, qual é o horário com maior tráfego, em que datas tem maior volume de vendas e uma série de outras informações que podem contribuir para optimizar as suas campanhas de marketing.

Aumento das vendas

O seu negócio tradicional não é incompatível com a sua loja online. Se já possuí uma loja ou estabelecimento, a expansão para a Internet poderá ser um bom complemento, uma vez que ampliará a sua exposição, dará uma maior visibilidade aos seus produtos e serviços, aumentando assim as suas vendas. Poderá inclusivamente organizar campanhas na sua loja online com o objectivo de atrair novos clientes para a sua loja física.
Mesmo que tenha um público fiel, que visite a sua loja física regularmente, pode alcançar novas audiências por meio da loja online e tornar a sua marca ainda mais conhecida e rentável. Além disso, a análise dos dados dos consumidores, como já falamos, permite aprofundar o seu conhecimento sobre o comportamento do seu público e pode ser usado para tornar as suas estratégias de vendas mais assertivas, tudo por meio da segmentação e personalização de mensagens.

Boa forma de vencer a crise

Se a sua loja está a passar por dificuldades, e muitos negócios fecham na actual conjectura económica, o salto para a plataforma online, por todas as razões que já falámos, pode ser a sua salvação.

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